TEMPERAMENTO:
Leal e dependente, o Cane Corso Italiano é o protector da família. Como bom cão de guarda, não gosta de estranhos, mostrando-se mesmo agressivo, mas tolera-os na presença dos donos. Dá-se bem com crianças, mas não gosta de outros cães.
Necessita de um dono experiente capaz de lhe dar a educação e socialização, essenciais para o seu desenvolvimento equilibrado. O grau de dificuldade do treino é baixo, mas esta raça tende a ser dominante.
Apesar de serem pouco vocais, são bons cães de alerta.
Versátil, o Cane Corso Italiano vive bem num apartamento, desde que seja suficientemente exercitado, mas também se adapta à vida no exterior.
Estes molossóides necessitam de actividade física e respondem bem a corridas diárias ou longos passeios. O Cane Corso Italiano é um cão possante, entre o tamanho médio e o grande. Forte e robusto, os cães devem ter entre 64 e 68 cm e as fêmeas entre 60 a 64 cm, com uma tolerância de cerca de 2 cm. Robusto, os cães pesam entre 45 e 50 kg e as fêmeas entre 40 e 45 Kg.COMENTÁRIO:Sendo um cão derivado dos molossos como os Mastiff, sem dúvida que é um excelente guardião, atrevo-me a dizer que atualmente será o melhor cão de guarda que não consta da lista dos cães potencialmente perigosos!